Pesquisas

sábado, 27 de novembro de 2010

Liderança!



Estamos na Era da competitividade, aonde a inovação e a criatividade dos colaboradores vem sendo colocada à prova a todos instantes, diante de um mercado de trabalho tão competitivo, nunca se falou tanto em liderança, como se fala nos momentos atuais. Pois um líder é um mediador dentro da organização, tendo como escopo propiciar o crescimento do ser humano, tanto o seu, quanto o de seus pares, dando-lhe condições de se tornar um ser que tenha autonomia para desenvolver suas habilidades, potencialidades e capacidades, pois todos visam um bem comum, que é o desenvolvimento da Organização.
Porém, diante da competitividade que vivenciamos hoje em dia, os líderes com medo de perder seu posto, acabam guardando seus conhecimentos para si, inibindo a participação da equipe, engessando o processo criativo e inovador, que as empresas tanto buscam.
Todas as Organizações visam ser a Top de linha, desenvolvendo produtos de altíssima qualidade com tecnologia de última geração, porém acabam deixando as pessoas como último plano, sendo que de nada adianta ter equipamentos modernos se a pessoa que irá utilizá-los, não tem o devido treinamento e reconhecimento. As Organizações devem ter a concepção de que um líder é uma luz dentro da empresa, pois norteia seus seguidores potencializando seus pontos fortes e desenvolvendo os pontos fracos. O líder é responsável por moldar e influenciar as pessoas segue abaixo, características de um bom Líder:
Autoconhecimento é uma de suas principais virtudes.
O líder deve, em primeiro lugar, conhecer profundamente a essência de seu próprio ser. Para tanto, deve fazer uma introspecção pelos caminhos do eu, observando e analisando seus próprios sentimentos, reconhecendo seus vícios e suas virtudes, fazendo uma relação entre seus pensamentos, sentimentos e ações. Somente conhecendo e dominando a si próprio, pode um homem ser capaz de liderar com êxito;
- Desenvolver a capacidade de motivar as pessoas não só pela emoção, mas também pelo exemplo;
- Apresentar seus propósitos, projetos ou metas de maneira clara e definida, em uma linguagem objetiva, ao alcance de todos;
Habilidade em comunicar-se com os outros.
A boa comunicação é essencial em todos os aspectos da liderança, em uma empresa, por exemplo, facilita o relacionamento com clientes e fornecedor, no caso dos funcionários faz com que entendam o que se espera deles. Estar disposto a ouvir também é importante, pois podemos receber sugestões úteis.
Ser um líder incansável.
Um líder trabalha arduamente, muitas vezes em uma equipe é quem mais trabalha. Em geral as pessoas recorrem bastante a ele, precisa estar disposto muitas vezes fora do expediente de trabalho, pois tem muitas responsabilidades, um bom líder não se resume somente em atuar dentro da Organização, mas também fora dela.



CONSULTORIA AMPLA VISÃO 
CAPACITANDO PESSOAS PARA O FUTURO
Retirado de: http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=yv945tyyy